Pessoas não compram produtos. Elas compram histórias bem contadas! Esse é o princípio da famosa “jornada do herói”.
Caso você nunca tenha ouvido falar nela, é uma forma muito antiga e eficiente de convencimento através de narrativa.
Ela está presente em todas as estórias, mitos, lendas e contos.
É tão eficiente que Hollywood a usa em todos os seus filmes e podemos ver exemplos dela até mesmo na em textos religiosos.
Sua capacidade de convencimento e engajamento é tão grande que os especialistas em copywriting a usam o tempo todo nas cartas de venda, vídeos, e-mails e afins.
A jornada do herói é composta basicamente de 12 estágios como nos conta Christopher Vogler em obra “The Writer’s Journey”.
Cada estágio pode ser comparado ao consumidor durante a jornada de compra dentro de uma estratégia de marketing como veremos.
Os 12 Estágios da Jornada do Herói
1. O mundo comum: o mundo normal do herói antes da jornada começar.
2. O chamado da aventura: Um problema se apresenta ao herói (Desafio ou aventura).
3. O herói resiste ao chamado: Movido pela dúvida ou pelo medo o herói recusa a missão.
4. Ajuda sobrenatural: Surge a figura do mentor que treina o herói e o prepara para o início e sua aventura (Aceitação do desafio).
5. Cruzamento do primeiro portal: O herói abandona o mundo comum em direção ao mudo especial ou mágico.
6. Provações, aliados e inimigos (A barriga da baleia): O herói passa a conhecer as regras do mundo especial conhecendo amigos e enfrentando testes.
7. Aproximação: O herói tem êxitos durante as provações que vão mudando sua visão do mundo.
8. Provação difícil ou traumática: A parte onde o herói fica em uma situação de vida o morte.
9. Recompensa: O herói enfrentou a morte e agora tendo saído vitorioso recebe sua recompensa (Elixir).
10. O caminho de volta: Tendo passado pela provação o herói deve retornar ao mundo comum.
11. Ressurreição do herói: O herói novamente enfrenta a morte e deve usar tudo o que aprendeu para sair vitorioso.
12. Regresso como elixir: O herói retorna ao lar de posse do elixir e deve ajudar a todos do mundo comum.
Essas são as fazes da jornada do herói e se você tem um mínimo de percepção, já notou como esse roteiro se encaixa em qualquer narrativa e mantém a atenção do expectador do início ao fim.
Adapte esse roteiro poderoso aos seus textos e você verá um crescimento absurdo em suas taxas de conversão e engajamento.
Como foi dito antes, essa é a técnica de convencimento mais antiga e usada por todos os especialistas em propaganda e marketing.
Para saber mais a fundo como usar esse e outros recursos de persuasão CLIQUE AQUI!
Espero que tenha captado o ensinamento e o coloque em prática o mais breve possível para alavancar seu negócio.
Um comentário em “A jornada do herói e sua utilidade para fazer suas vendas”